Para desfolhar a alface americana

Descoberta feita durante as saladas das festas de final de ano. Se você for desfolhar uma alface americana puxando as pontas de cada folha uma a uma, que é a saída mais óbvia, pode despedaçar uma grande quantidade delas, porque as folhas às vezes ficam firmemente presas umas às outras.
O que resolve é virar a alface de ponta cabeça e fazer um corte cônico ao redor do talo, retirar esse talo, que prende tudo junto, aí é só puxar, que as folhas já estão soltinhas. A vantagem é que justamente nesse fundinho é que se juntam terra e outras sujeiras, o que facilita bastante a higienização das folhas depois do corte.
Esse truque deve ser óbvio para qualquer cozinheira de verdade, eu sei – aliás, depois descobri que esse método é usado para desfolhar o repolho. Mas eu não estou aqui para descobrir coisas que ninguém sabe, e sim para contar para você, pobre gafanhoto iniciante na cozinha, o que essas sabidinhas não contam para a gente; mais ou menos como o Mister X das panelas. Provavelmente você pagaria uma montanha de euros para aprender isso em uma escola de gastronomia tradicional, então fique contente por hoje.

Comentários

Postagens mais visitadas