O molho de pepino com iogurte para o kafta

Falei do molho de iogurte, em Kafta na grelha, agora tenho de mostrar a receita. Essa receita tem uma parte interessante, que é retirar a água do pepino ralado, o que requer habilidade e talvez alguma força. Eu costumo simplesmente colocar o pepino ralado em uma peneira e espremê-lo com a mão mesmo, retirando o máximo de líquido possível, o que inclusive é um pouco terapêutico. As raspas secas de um pepino são misturadas (misturar bem) ao suco de meio limão e um copinho de iogurte desnatado, com pimenta síria, sal e um pouquinho de pimenta do reino moída.

Analisando o conjunto em termos de proximidades e diferenças, temos que o fato das raspas de pepino estarem secas deixa o molho com uma textura e umidade mais próximas daquelas do kafta. O frescor do iogurte e do pepino em conjunto com o azedo do limão fazem contraponto com a temperatura mais alta e o sabor de gordura da carne moída. Por outro lado, o tempero do molho e o tempero do kafta têm em comum a pimenta síria e o sal.

A mim parece que esse sabor em comum ajuda na integração entre o kafta e o molho, a sensação do sabor vai de um lado a outro na boca em um conjunto harmonioso que, ao mesmo tempo, ajuda a ressaltar as diferenças. Percebo que tem um certo quê nessa história de composição de sabores e texturas que ainda preciso descobrir como funciona.

Comentários

  1. Uau, Mauro!!!
    Comi a iguaria na Grécia e estava louca para ter a receita. Os gregos servem como entrada, acompnhada de pão, ou no café da manhã. Uma delícia!!! Valeu!!!

    Jordana

    ResponderExcluir

Postar um comentário

Postagens mais visitadas