A dieta de (tons) pastéis


Fiquei sabendo que as pessoas que fazem determinados tratamentos de clareamento nos dentes não podem comer alimentos com cores fortes por 48 horas, como café, shoyu, balinhas jujuba e outros mais. Claro que isso aguçou meu lado solucionador de problemas e pus-me a tentar encontrar pratos formados apenas por alimentos de cor clara. Os laticínios são a saída óbvia para um lanchinho. Pão de forma, queijo branco, iogurte e requeijão. Mas o que fazer como refeição?

Dieta quase branca 
Photo by Diana Polekhina on Unsplash


O que dificulta é que todo prato tenta compor cores de forma agradável, pois todo cozinheiro sabe que comemos também com os olhos, que o sucesso de seu prato depende também do visual. Juntando minha técnica de garimpagem de receitas ao meu lendário espírito pioneiro e minha coragem destemida, resolvi fazer um prato todo branco para ver o que dava. 

Peixe com creme de palmito e arroz. Peixe cozido no papelote, para ficar bem branquinho, sem pimentões e outros temperos coloridos. Creme de palmito, usei a receita do recheio da torta de palmito. Arroz, foi arroz branco mesmo. Retirei tudo o que dava cor das receitas.

Resultado: Isoladamente, o peixe ficou muito bom, o creme de palmito também, assim como o arroz, soltinho. Mas tenho de reconhecer que depois da refeição ficou uma sensação de vazio e sem-graceza, nem consigo lembrar os aromas da comida.

Mas fica a dica para aqueles que fizeram clareamento nos dentes, de qualquer maneira - embora caiba aqui declarar que como não sou um grande entendido em alimentos, não sei se há a possibilidade de que haja alguma reação química secreta entre o palmito e o peixe e o arroz que possibilite o surgimento de alguma cor inesperada - então é sempre bom consultar o seu, ou a sua, nutricionista.

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas