A salada de beterrabas

Algo fácil e rápido de se fazer é a salada de beterrabas. Principalmente se você já as tiver cozido antes.

Costumo comprar umas cinco ou seis beterrabas médias, que é a conta que cabe em minha panela de pressão. Lavo-as bem com a buchinha e as coloco para cozinhar na panela, com água suficiente para cobri-las, sem descascá-las. Vou fazer outra coisa qualquer e assim que o vapor começa a apitar na panela, conto mais meia hora, e pronto.

Destampo a panela de pressão, depois de colocá-la sob a água corrente da torneira e uso um garfo para verificar se estão cozidas. Estando cozidas, retiro-as da panela com uma escumadeira e deixo-as esfriar. Se não, a panela volta ao fogo para apitar vapor por mais alguns minutos.

Para preparar a salada, corto as extremidades do caule e da raiz de uma ou duas beterrabas, retiro-lhes a casca, o que dá para se fazer com as mãos mesmo, e as fatio. Para acompanhá-las, gosto de fatiar metade de uma cebola em fatias bem finas, colocá-las sobre as fatias de beterraba e pingar algumas gotas de óleo de gergelim (opcional), limão, sal e azeite – se quiser salsinha, fica bom também. Aí é só fritar um bife que você já tem um início de refeição.

As beterrabas cozidas inteiras aguentam bem alguns dias na geladeira, em um recipiente plástico tampado, o que lhe garante salada por alguns dias, sem muito trabalho. Se usar água filtrada e lavar muito bem as beterrabas antes de cozinhá-las, você pode também usar o caldo resultante do cozimento para fazer uma gelatina e não desperdiçar nutrientes.

    Veja mais: Vegetarianas e veganas

Comentários

Postagens mais visitadas