O macarrão de manhã

Depois de algum tempo perdendo peso, percebi que o pãozinho não era suficiente. E resolvi fazer refeições de verdade logo pela manhã. Elegi a macarronada como o prato preferencial para a manhã, se bem que às vezes vai o que tiver na geladeira, da pizza requentada e lasanha para fomes razoavelmente normais à feijoada, em um dia de fome inacreditavelmente inadequada para o horário.

Tenho uma teoria de que aquele cafezinho da manhã com no máximo um pãozinho poderia ser adequado para os anos 70, de uma vida menos agitada e mais romântica. Hoje o ritmo de tudo é mais frenético e exigente, das novas tecnologias aos esportes; por exemplo, muitas pessoas comuns exibem músculos que antigamente só eram reservados aos atletas de alto nível - e isso exige uma alimentação muito mais reforçada. O que sei é que se não tomo cuidado, perco vários quilos rapidamente.

Uma vez D. Angelina me flagrou nesse café da manhã meio reforçado demais: “Os trabalhadores lá da roça almoçam de manhã igualzinho ao senhor”. Essa proximidade com as tradições de nossa cultura me fez sentir cheio de sabedoria popular e me animou a falar aqui um pouco sobre a receita de macarrão que sigo atualmente, o que, aliás, eu acabaria fazendo de uma maneira ou outra. Aguardem.

Comentários

Postagens mais visitadas