Massas, todo mundo tem a sua preferida

"Tudo o que você está vendo aqui, eu devo ao espaguete" ( Sophia Loren )

Vamos começar pelo molho. Nunca fui com a cara daquele excesso de molho, que espalha evidências de sua refeição por todo o lado, especialmente em sua camisa branca. Um molho do qual gosto é o chamado “sugo finto” – o que significa “molho falso”. Li em algum lugar que leva esse nome porque não contém caldo de carne. Então até aí tudo bem, pois, como cozinheiro iniciante, nunca havia percebido que vai caldo de carne no molho de tomate e, para falar a verdade, nem senti falta quando fiz sem.

É bem fácil. Em uma frigideira, refogo metade de uma cebola fatiada fina até ficar transparente. Aí adiciono três tomates descascados e cortados em fatias, sem sementes e um punhado de ervilhas. Após 5 ou 10 minutos, quando o tomate começa a amolecer, desligo o fogo, rego com um pouco de azeite e coloco umas duas folhinhas de manjericão. Fica muito bonito, parecendo fotografia de livro de culinária, e é uma ótima opção para os vegetarianos. Tampo a frigideira e deixo descansar.

Passemos à massa.

Uso espaguete de grão duro, dizem que massas com ovos provocam o aumento do colesterol. Uma panela com uma colher bem cheia de sal e água em fogo alto. Quando a água ferve, coloco nessa panela, aos poucos, meio pacote de meio quilo de espaguete quebrado no meio.

Aí temos que não deixar os fios do espaguete grudarem uns nos outros. Usando o grano duro, não precisa colocar óleo na água, é só mexer um pouco com uma colher de pau ou algo assim que os fios não grudam. Nesse item, não vale a pena economizar.

Após alguns minutos, experimento um fio de espaguete e vejo se está bem cozido, o que percebo quando não sinto mais gosto de farinha na massa. Quando o espaguete estiver bem cozido, apague o fogo e despeje o macarrão no escorredor.

Após escorrido, devolvo para a panela, coloco o molho por cima e misturo tudo com uma colher e a espátula, ou o meu par de hashis, que ultimamente estou usando bastante como acessório de cozinha. O espaguete fica apenas com uma leve cor de tomate. O manjericão, embora em pequena quantidade, dá um cheiro e um gosto muito bons, mas você não pode exagerar. Só duas folhinhas está bom.

No conjunto, esse espaguete ao sugo finto é um prato leve que oferece um conjunto de sabores bastante sutil. Tão leve e sutil, aliás, que normalmente corro para jogar uma porção de linguiça frita ou queijo derretido por cima. Arte é arte e fome é fome.

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas