Um conto de Natal - A melancia horrenda

Uma de minhas primeiras experiências na escolha de frutas foi extremamente feliz; por mero acaso, é claro. Era meu primeiro Natal com a família de Vilma e me deram a tarefa simples de trazer uma melancia para a festa.

Nesse ponto, é preciso dizer que as coisas há uns dezoito anos eram muito diferentes que agora nos supermercados. Hoje em dia, temos artigos de Natal abarrotando as prateleiras de novembro até o final de janeiro. Naquela época, você tinha que antecipar as compras; na semana de Natal, perus, pernis e até frangos sumiam como se houvesse ataques de barracudas voadoras em toda a cidade, e o mesmo acontecia com as frutas muito consumidas. Como iniciante, não havia me dado conta desse surto abrupto de consumo no Natal; aí, quando fui ver, não achei nem cheiro de melancia – e vamos lembrar que o meu papel como marido estava sendo posto à prova pela primeira vez.

Após procurar em alguns supermercados, encontrei uma única melancia entre as hordas de compradores desesperados. Foi fácil entender porque ninguém a quis. Havia um grande machucado cinza na casca, como se ela tivesse sido arrastada pelo deserto por cavalos cherokees. O restante da casca era de um verde-branco desmaiado de desanimar qualquer cristão. E para falar a verdade, ela não era muito simétrica, lembrava um pouco a cabeça do presidente Nixon. Mas eu já estava um pouco cansado da procura, e comprei essa mesmo, já pensando na reprovação certa e nos risos de toda a família.

Na noite de Natal, após alguns olhares de dúvida, pela aparência da bichinha, acabei por ser cumprimentado publicamente como um grande selecionador de melancias. Estava simplesmente um mel, uma das melhores que já haviam provado; além do mais, com pouquíssimas sementes. Certamente Papai Noel ajudou.

Bom, acho que agora eu poderia fazer alguma preleção filosófica sobre aparências e qualidades, mas vou parar por aqui, porque uma das coisas que aprendi na vida é que a gente também não pode ficar abusando da sorte.

P.S. Depois de um tempo, encontrei essa foto e as dicas bateram. Sorte minha.

Como escolher melancia.



Comentários

Postagens mais visitadas