Tendência ao exagero

Uma das primeiras coisas que aprendi a tentar domar ao cozinhar é a tendência ao exagero, a ideia de que quanto mais, melhor. O principiante tende a comprar e fazer quantidades enormes de tudo o que gosta – parece que vai receber um batalhão em casa.

Deixar a comida no forno ou cozinhar “só um pouquinho mais”. Cortar tudo pequeno demais ou até mesmo uniforme demais (ruim, porque se alguém quiser um pedaço menor, por exemplo, não vai encontrar).

Tudo o que é demais não funciona muito na cozinha. Mas o principal problema é exagerar no sal e/ou no tempero, principalmente pimenta. Aprendi, por exemplo, que colocar “sal e pimenta a gosto” não quer dizer que a comida vá ficar boa independentemente do tanto de sal e pimenta que você queira colocar. Significa que você tem de colocar um pouquinho (já que depois de colocar, não dá para tirar) e experimentar, colocar mais um pouquinho e experimentar de novo, até ficar bom.

O único problema é que, às vezes, quando o prato fica pronto, você já perdeu a vontade de comer, então nem nisso pode exagerar. Tem de ser tudo certinho. Cozinhar é a arte de dominar o fogo e o aço, qualidade e quantidades, o tempo e a vontade.

    Veja também: 9 motivos para curtir a cozinha

Comentários

Postagens mais visitadas